Soluções em eficiência energética

Não desperdice energia, utilize máquinas e equipamentos de baixo consumo energético comprovados pelo INMETRO, faça uso de fontes renováveis de energia e preserve o meio ambiente, a GM Energias está pronta para te ajudar no desenvolvimento de projetos de eficiência energética.

Eficiência energética para sua empresa

Fazemos um diagnóstico energético e identificamos  as oportunidades para implementação de projetos de eficiência energética para redução dos gastos com energia elétrica de sua empresa, seja ela indústria, hotéis, escolas, shoppings, hospitais, supermercados, a GM ENERGIAS está pronta para te ajudar, conte conosco.

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, formada por engenheiros e técnicos. Unimos nossas expertises para  identificar potenciais oportunidades de redução dos gastos de energia elétrica de nossos clientes.

ANÁLISE DAS FATURAS DE ENERGIA

a) Identificar a demanda contratada e a modalidade tarifária mais adequada ao perfil de consumo da organização;

b) Identificar se há cobrança de energia reativa excedente e havendo, dimensionar o banco de capacitores para corrigir o fator de potência;

c) Analisar o consumo e demanda em horário de ponta e propor ações para redução dos custos, tal como a viabilidade o uso de geradores nesse posto horário;

d) Simular cenários e identificar o melhor ambiente de fornecimento de energia, BT/AT/Cativo/Livre.

Retrofit de sistemas

 

É importante considerar que o retrofit de sistemas para eficiência energética requer uma análise cuidadosa das necessidades específicas de cada sistema e edifício. Um diagnóstico energético detalhado pode ajudar a identificar as áreas de melhoria e as medidas mais eficazes a serem adotadas. Além disso, é fundamental avaliar o retorno financeiro do investimento e considerar os incentivos e programas governamentais disponíveis para apoiar essas iniciativas. As medidas de retrofit podem incluir:

  1. A substituição de sistemas de iluminação convencionais por iluminação LED ou a atualização de sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) para modelos mais eficientes.
  2. Otimização dos sistemas de controle: A instalação de sistemas de controle avançados pode ajudar a monitorar e controlar o consumo de energia de forma mais precisa. Isso inclui o uso de sensores, sistemas de automação e tecnologias de monitoramento para ajustar o uso de energia com base nas necessidades em tempo real.

 

 

Cogeração de energia

 

Ao utilizar esse calor residual para aquecimento, resfriamento ou processos industriais, a eficiência energética do sistema é significativamente melhorada. A energia elétrica gerada durante esse processo também é aproveitada, fornecendo eletricidade para as necessidades locais ou até mesmo para a rede elétrica. A cogeração de energia, também conhecida como produção combinada de calor e energia (CHP, na sigla em inglês), é um processo em que a energia elétrica e o calor útil são simultaneamente gerados a partir de uma única fonte de energia primária. Isso pode ser alcançado em diferentes tipos de instalações, como usinas de energia, indústrias, edifícios comerciais ou residenciais.

Migração para o mercado livre

 

Para definir se a migração vale a pena, é necessário realizar uma análise de viabilidade econômica e considerar alguns aspectos importantes.

O primeiro passo é analisar o contrato vigente com a distribuidora, que geralmente tem vigência de 12 meses e deve ser rescindido com seis meses de antecedência. Depois disso, cabe ao consumidor realizar a previsão do consumo energético de maneira adequada e sinalizar os períodos em que haverá maior ou menor consumo de eletricidade, para que isso já seja estabelecido no contrato. Caso essa avaliação prévia não seja precisa, o consumidor pode se sujeitar a compra ou venda de energia sob os preços do mercado de curto prazo. 

Dicas para projetos de eficiência energética

Fazemos os estudos técnicos que demonstrem a viabilidade técnica e econômica para implementar as ações de eficiência energética, demonstrando os custo de implantação, custos operacionais, economia, taxa de retorno e pay back.

Faça um diagnóstico energético dos usos finais de energia e identifique os locais e as tipologias que mais consomem energia. Em indústrias em geral os sistemas motrizes representam cerca de 70% do consumo de energia elétrica.

Identifique as oportunidades para implementar ações de eficiência energética, considere fazer o redimensionamento de sistemas, substituição de equipamentos antigos e/ou instalação de sistemas de controle 

Faça os estudos que demonstrem a viabilidade técnica e econômica para implementar as ações de eficiência energética, demonstrando os custo de implantação (CAPEX), custos operacionais (OPEX), economia, taxa de retorno (TIR) e tempo de retorno do capital investido (PAY BACK).